segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Homilia do 2º Domingo do Advento



“Advento, tempo de preparação!”

Deus salva seu povo

O tempo do Advento recorda-nos as duas vindas do Senhor: A vinda na Glória no fim dos tempos e a vinda na carne, no Natal. Acolher como juiz é assustador; como uma criancinha, é consolador. O Natal revela o amor do Juiz que vai nos julgar. Não há que temer um Deus que vem para amar e dar o prêmio. Rezamos no salmo: “O Senhor nos dará tudo o que é bom” (Sl 84,13). A grande revelação do Advento é o amor que se comunica. Assim está escrito numa igreja de Cefalú - Sicília: “Feito homem, o Criador dos homens, julga os humanos com o coração de Deus”. É tempo de espera e de expectativa, pois Deus vem ao encontro de seu povo. O profeta Isaias, começa o capítulo 40 com essas palavras: “Consolai o meu povo, consolai-o!” (Is 40,1). Essa consolação é o conforto que o povo recebe depois de um duro exílio de 598 a 538 a.C. na Babilônia. O profeta acrescenta que Deus pagou em dobro a culpa do povo.  A vinda de Deus para levar o povo de volta será manifestação de sua Glória. Por isso diz: “Preparai no deserto o caminho para o Senhor”. O povo passou por uma terrível situação de ser levado para o exílio e ter sua nação destruída. Por outro lado foi um momento de amadurecimento da fé. Pôde conhecer quem era o Deus a quem havia desobedecido, destruindo a capacidade de ouvi-lo e acolher sua presença. Agora saberá que o mesmo Deus que castigou é o que salva com a abundância de sua generosidade. Ele o conduzirá como um pastor a seu rebanho.

Preparai o caminho do Senhor!

João veio, como mensageiro, preparar o caminho para a chegada do Messias. Aplica a si as profecias de Isaías a respeito da libertação do exílio. O Advento, como preparação da vinda do Senhor, tanto no fim dos tempos como no nascimento em Belém, faz parte de uma dimensão da fé: Deus vem sempre ao nosso encontro. Por isso é preciso esperar com grande expectativa e preparar os caminhos. Haverá sempre uma transformação. Esperamos novos céus e nova terra onde habitará a justiça. João é um modelo para todos. Preparar os caminhos será realizar a transformação das atitudes e a transformação das estruturas. Essa transformação acompanha a luta para viver uma vida sem mancha, como nos ensina Pedro (2Pd 3,14). Pedimos ao Pai na celebração que “nenhuma atividade terrena nos impeça de correr ao encontro do Filho.... Instruídos pela sabedoria, participemos de sua vida (Oração). Os próprios sacramentos são uma escola para a preparação da vinda do Senhor:  (Pós comunhão). A vida em comunidade está na expectativa da vinda do Senhor e prepara seu Natal. Ela é a realização e o modelo do novo modo de viver.

Preparar a vinda do Senhor

Cada um veja o que fazer para ver se entrou no espírito do Advento. É preciso uma ação que justifique que estamos esperando a vinda do Senhor. O espírito que deve nos animar é a atitude de Deus que consola seu povo em seu sofrimento. Consolar não é acariciar, mas abrir caminhos, tirar as asperezas. O salmo nos convida a mostrar sua misericórdia. Sua bondade fala de paz, de verdade e de amor que se encontram, justiça e paz que se abraçam. A terra sentirá sua bondade nas boas colheitas, como rezamos no salmo. Imploramos na Pós-Comunhão: “Nós vos suplicamos, ó Deus, que pela participação na Eucaristia, nos ensineis a julgar com sabedoria os bens terrenos e colocar nossas esperanças nos bens eternos”. A Palavra de Deus rezada nos instrui.
Leituras: Isaias 40,1-5.9-11;  Salmo 84 ;2Pedro 3,8-14; Marcos 1,1-8

Ficha nº 1394 – homilia do 2º Domingo do Advento (07.12.14)
 
1.  O tempo do Advento lembra as duas vindas de Cristo: na glória e na carne. Virá dar o prêmio. A revelação do Advento é o amor que se comunica. Deus vem ao encontro de seu povo. O profeta convida a preparar os caminhos do Senhor. O Deus que castigou é o mesmo que salva.

2.  João veio como mensageiro para preparar o caminho para a chegada do Messias. Sua vinda ensina que Ele vem sempre ao nosso encontro. Preparar os caminhos significa realizar a transformação das atitudes e das estruturas. Os sacramentos ensinam a preparar sua vinda. A vida de comunidade está na expectativa, realiza o projeto e é modelo do novo modo de vida.

3.  É preciso fazer algo que mostre que estamos esperando a vinda do Senhor. Fazer como Deus fez: consolar e mostrar misericórdia. A Eucaristia é um meio de realizar esse projeto.

Gritaria que deu certo!

Nas leituras de hoje encontramos a palavra falar em voz alta, gritar e clamar. O profeta manda gritar: “Preparai o caminho do Senhor!” João Batista diz que cumpre missão de ser a voz que grita no deserto preparando a vinda do Messias.
O profeta Isaias reconhece que o Senhor vem: “Eis o vosso Deus que vem com poder”, mas com a ternura.
No Advento estamos na expectativa da segunda vinda de Cristo e da vinda no Natal. Paulo ensina que o dia do Senhor chegará como um ladrão, com um grande espetáculo de destruição. Não é para por medo, mas para animar a viver bem.

João Batista prepara os caminhos para Jesus. A liturgia nos deixa uma pergunta: “Como estamos nos preparando para a vinda do Senhor?” E ensina: “Nenhuma atividade nos impeça de correr ao encontro do Senhor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou desse texto? Ele ajudou, de alguma forma, em sua reflexão ou prática litúrgica? Este quer ser também um espaço para partilha!