segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Homilia para a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus

“SANTA MARIA, MÃE DE DEUS”

Pe. Luiz Carlos de Oliveira, CSsR





Jesus, a bênção de Deus

Ao desejarmos feliz Ano Novo, queremos dar às pessoas o que há de melhor para que esse ano novo chegue ao fim com bons resultados.  A liturgia acompanha esses sentimentos colocando no início do ano a bênção que Deus confia aos sacerdotes para darem ao povo: “O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e se compadeça de ti! O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz!” (Nm 6, 22-27). Com essa celebração queremos focar nossa atenção na visão da face de Deus. Para os judeus, ver Deus significava morrer, pois não haveria mais nada por ver nesse mundo. Era uma atitude cheia de medo, mas na verdade cheia temor, isto é, reconhecimento da grandeza da bondade de Deus. O amor, diz São João, exclui o medo (1Jo 4,18). Ninguém jamais viu Deus, mas em Jesus pudemos contemplar sua face. Nos gestos humanos de Jesus, em suas obras e em sua missão podemos conhecer a Deus. Ele nos revelou o Pai, como diz: “Quem me viu, viu o Pai” (Jo 14,9). Em seu nascimento fomos resgatados para recebermos a adoção de filhos. “Porque filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Abbá – ó Pai. De modo que já não és escravo, mas filho. Se és filho, és também herdeiro” (Gl 4,6-7). Tudo por graça de Deus. Não se trata de um acontecimento passado, mas está em contínua ação em nós. Deus está voltado para nós e nos dá a paz.

Face compassiva

Na visita aos pastores encontramos já a face de Deus voltada aos mais necessitados. Não é um ato social, mas um compromisso de Deus que toma sobre si a defesa e a proteção dos humildes e sofredores. Deus é o redentor dos pobres. É um termo jurídico que significa a responsabilidade do parente próximo sobre alguém (Go’el). Mostrando a face amorosa aos pastores, ensina que todos devem ter a mesma atitude. Ele faz parte deste povo. Por isso temos a narração da circuncisão na qual Jesus entra como membro do povo de Deus, destinatário das promessas e sua realização. O nome que lhe é dado, conforme fora chamado pelo anjo, a definição de sua missão: ‘Veio para salvar’. Jesus é, em todo seu ser, a perfeita bênção de Deus, dom de salvação e de paz para todos os homens. Salvação não é somente um ato religioso de livrar de um inferno, mas atitude de redenção da pessoa toda, libertando-a de todos os males. Muitos, temendo o inferno, procuraram levar uma vida sem pecados. Não acreditando mais nessa realidade, passaram a fazer o inferno para os outros sobrecarregando de males que destroem a pessoa em seu dom de vida e de graça. Acolher a salvação é acolher uma missão de ser bênção para os outros

Mãe de Deus e nossa


Hoje celebramos a festa de Santa Maria Mãe de Deus. Podemos chamá-la de nossa Mãe porque somos irmãos de Jesus. Podemos chamá-la Mãe de Deus porque é Mãe Daquele que é Homem-Deus. Negar essa verdade é negar que Jesus é Deus. Sendo a geradora de Jesus Salvador, está intimamente ligada à Salvação da qual ela foi a primeira beneficiada. Dela Ele recebeu nossa humanidade. Nele participamos da Divindade. Em Belém ela apresentou Jesus aos pastores. O amor a Nossa Senhora é a expressão clara de termos recebido Jesus que veio ao mundo através dela. Ela fez sua parte em dá-Lo ao mundo. Agora é nossa vez de acolhê-lo e levá-Lo aos outros através de nossas atitudes e palavras. Assim daremos a todos o direito de ter um Ano Novo feliz. Recorramos a sua intercessão junto a seu Filho para que possamos viver um ano de graça. Jesus continua sendo o Filho querido de tão querida Mãe. Da parte de Deus o ano promete ser feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou desse texto? Ele ajudou, de alguma forma, em sua reflexão ou prática litúrgica? Este quer ser também um espaço para partilha!